top of page
DSCN4256.JPG

QUEM SOMOS

A INPAER

 

Somos uma empresa dedicada ao prazer da aviação, fabricando aeronaves e componentes aeronáuticos com qualidade, sempre pensando na segurança de nossos clientes. Nossa história teve início em 2001 com o Comandante Caio Jordão criando e assumindo o posto de PIC (pilot in command) da INPAER. O primeiro projeto foi do Conquest 160, que voou pela primeira vez em abril de 2002. O Conquest se mostrou um verdadeiro sucesso sendo comercializadas mais de 80 unidades nos primeiros 5 anos. 

Devido o sucesso do Conquest 160 e enxergando um novo nicho de mercado, em 2007 lançamos o Excel com capacidade para um terceiro ocupante e, o Excel Cargo que permite levar até 40kg de bagagem. Equipado com o motor Rotax de 100hp ou Rotax 914 de 115hp que permitia um cruzeiro de até 135mph.

Sempre com a visão no futuro e vontade de inovar e evoluir sempre, a Inpaer lançava em 2010 o avião que fecharia o primeiro ciclo da família de aeronaves, o Explorer. Uma aeronave de 4 lugares perfeita para enfrentar os diversos  climas e terrenos brasileiros. 

A Inpaer aceitou o desafio de ingressar no Programa de Fomento à Certificação de Projetos de Aeronaves de Pequeno Porte - iBR2020. Com o objetivo de atender às novas diretrizes da agência reguladora do setor da aviação civil, ANAC, lançamos a primeira aeronave da nossa nova geração, o Conquest 180 LSA. Uma aeronave com fuselagem de compósitos e superfícies de sustentação em alumínio aeronáutico, equipado com motor Rotax 912 ULS 100hp - a primeira aeronave brasileira a ser enquadrada na categoria ALE (Aeronave Leve Esportiva).

Para nós, o céu não é o limite!

A TEXAS AIRCRAFT

 

O projeto Texas Aircraft começou em 2016, o Comandante Caio Jordão enxergou novas possibilidades de fabricar aeronaves também nos EUA. Nessa época a Inpaer já acumulava a experiência de ter construído mais de 400 aviões e acumulando mais de 150.000 horas de voo.

Em 2018, foi inaugurada a fábrica totalmente nova, especificamente para a produção do COLT em Hondo, Texas, a oeste de San Antonio. Um ano depois, já com a equipe americana treinada, foi fabricado o primeiro COLT, seguindo os padrões da ASTM e podendo ser comercializado em solo americano.

No dia 05 de maio de 2023, a INPAER recebeu o documento enviado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) que autoriza a produção e operação do Colt 100 no Brasil. A aeronave foi reconhecida como Aeronave Leve Esportiva (ALE), ou LSA (Light Sport Aircraft).

 

Mas não vamos parar por aí ! A INPAER e a Texas Aircraft têm por objetivo e desafio sempre estar à frente das tendências do mercado da aviação leve e, dessa forma, continuar crescendo tanto no mercado americano quanto no brasileiro.

Conheça também a Texas Aircraft:

Texas_Aircraft_logo.png
bottom of page