STALLION: NOVO PROJETO DO GRUPO TEXAS
Após lançar com sucesso o Colt 100 no mercado brasileiro, o Grupo Texas Aircraft está trabalhando em uma nova aeronave, dessa vez de 4 lugares, o Stallion.
A agência de aviação civil americana (FAA) está programando uma expansão da categoria das aeronaves leves esportivas, de forma a possibilitar que aeronaves com até 4 assentos se enquadrem na categoria. A expectativa é que esta nova normativa, popularmente conhecida como MOSAIC (Modernization of Special Airworthiness Certificates), seja publicada no segundo semestre de 2023.
No Brasil, a ANAC já publicou essa normativa no RBAC 01, determinando que aeronaves leves esportivas podem ter peso máximo de decolagem de até 1361 kg para aeronaves terrestres (anteriormente eram limitadas a 600 kg), 4 assentos e velocidade máxima de stall sem flaps de 61 KCAS (antes 45 KCAS).
Visando essa expansão da normativa, o Grupo Texas em parceria com sua empresa irmã no Brasil, a Inpaer, lançou um kit para construção individual para uma primeira aeronave com motor Lycoming 200 Hp. Um segundo kit, mas para o motor de 260Hp, está em fase final de construção.
Com a publicação da regulamentação da nova categoria de aeronaves leves esportivas, a Texas/Inpaer matriculou o Stallion junto às autoridades brasileiras visando a sua aceitação dentro das regras para Aeronaves Leves Esportivas. A construção do primeiro protótipo já foi iniciada.
Os voos de pesquisa e desenvolvimento fazem parte da fase de validação de projeto e captação de dados para a confecção da documentação requerida para uma aeronave leve esportiva especial em cumprimento a norma ASTM. A expectativa do Grupo Texas é de que o Stallion seja enquadrado como Aeronave Leve Esportiva no Brasil em meados de 2024. Após a publicação da regra MOSAIC, o processo de certificação também será iniciado junto as autoridades americanas.
As principais características do Projeto Stallion são:
● Aeronave monomotora, asa alta, triciclo, trem fixo, 4 assentos.
● 4 tanques de combustível com capacidade total de 300 litros.
● Velocidade de Estol sem Flaps: 58 KIAS
● Velocidade de Estol com Flaps: 52 KIAS
● Velocidade de Manobra: 117 KIAS
● Velocidade de Cruzeiro: 145 KIAS
● Velocidade Máx de Cruzeiro: 160 KIAS
● Velocidade Máx Potência Contínua: 160 KIAS
● Velocidade Não Exceder: 203 KIAS
● Peso Máximo de Decolagem: 1300 kg
● Peso Vazio: 750 kg
● Construção em alumínio aeronáutico, rebites sólidos e célula de sobrevivência em aço cromo-molibdênio
Duas versões serão desenvolvidas, uma com motor Lycoming IO-360 de 200 HP e uma com Lycoming IO-540 de 260 HP.
